Hospital Regional de Araranguá
(48) 3521-1500


Perguntas frequentes

1. Quais são as especialidades de atendimento no Pronto Socorro?

No Pronto Socorro há plantão 24h de Clínica Geral e Pediatria, sendo que a Cirurgia Geral e a Ortopedia ficam de sobreaviso.

2. O Hospital Regional de Araranguá atende somente SUS?

Sim, o Hospital Regional de Araranguá atende 100% SUS.

3.Quais são os documentos que devo apresentar para atendimento no Pronto Socorro?

Cartão SUS, CPF e identidade.

4. Qual a prioridade de atendimento no Pronto Socorro?

O Hospital Regional de Araranguá utiliza o Protocolo de Classificação de Risco para o atendimento no setor do Pronto Socorro. Os pacientes são atendidos conforme a gravidade do caso. Isso significa que se um paciente "sem risco de morte" estiver aguardando há algum tempo, e outro paciente chegar após, em situação mais grave, o segundo será atendido antes, mesmo tendo chegado depois. O Protocolo é mais um passo no sentido de melhor atender quem recorre a um Serviço de Urgência, no qual se exige rapidez na proporção da gravidade. A classificação é realizada por meio de cores (vermelho, amarelo, verde e azul), conforme segue:

Vermelho: atendimentos de urgência; sempre terão prioridade. São eles: Parada Cardiorrespiratória, Acidentes Graves, Choques, Insuficiência Respiratória, Coma, entre outros.

Amarelo: atendimentos de urgência (serão atendidos com prioridade sobre os pacientes classificados com Verde, no consultório ou no leito da Sala de Observação).

Verde: atendimentos não-urgentes, ou seja, sem risco de morte imediato. Somente serão atendidos após todos os pacientes classificados com Vermelho e Amarelo terem sido atendidos.

Azul: consultas de baixa complexidade; quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social. Devem ser atendidos após todos os pacientes classificados com Vermelho, Amarelo e Verde.

5.Qual a diferença entre urgência e emergência?

Urgência: São casos que podem vir a trazer risco de perda de vida ou função dentro de um espaço de horas ou dias.
Emergência: São os casos que necessitam de atendimento imediato, pois correm risco de morte.

6. Como solicitar cópia de prontuário?

Fazer protocolo de solicitação no SAME do HRA, entre 8h e 12h.
Maior de 18 anos: Apresentar a identidade.
Menor de 18 anos: Identidade do pai, mãe ou do tutor legal.
Impossibilitado: Procuração registrada em cartório. Após protocolo, 10 dias para retirar o prontuário.

7. Como fazer o Cartão Nacional de Saúde?

Na secretaria do município de origem.

8. Quais documentos devo apresentar para internação?

Identidade, CPF e comprovante de residência.
Em casos de pacientes menores de 18 e maiores de 60 anos, também deve ser apresentado o documento do acompanhante.
Endereço: Av Castro Alves, 303 - Coloninha - Araranguá / SC
E-mail: admhra@spdm-pais.org.br
(48) 3521-1500

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